Morte de cachorro em loja do Carrefour e o Marketing Viral

No Comments

A cada nova semana somos impactados por alguma notícia que rapidamente se espalha nas redes sociais. Este último caso do cachorro que foi espancado na loja do Carrefour causou grande impacto e o que nos chamou mais atenção foi a tamanha crueldade do caso. Mas não estou aqui para comentar o fato, e sim para retirar algumas lições que precisam ser observadas a respeito da “viralização” das informações na internet.

O fato ocorreu em uma loja do Carrefour em Osasco e logo que se tornou público pessoas de todo o Brasil começaram a compartilhar nas redes sociais. O impacto sobre o caso foi grande o volume de pesquisas no Google superou recordes e hoje o assunto é o 1º no ranking da empresa.

Mas vamos parar para analisar, o que é de fato o Marketing Viral?

Em resumo, Marketing Viral é toda e qualquer ação que busca um apelo que é passado entre os indivíduos através de redes sociais ou outras mídias. Ações como: “Compartilhe com 10 pessoas…” ou conteúdos que naturalmente geram curiosidade e motivação para serem compartilhados em grandes volumes.

Agora que entendemos um pouco sobre o tema, quero mostrar o impacto que causou este caso da Morte do cachorro no Carrefour de Osasco nas redes sociais. Garanto a você que hoje você já deve ter sido impactado em seu feed de notícias e talvez até tenha compartilhado algo. Printei algumas telas do meu feed e vou compartilhar aqui para exemplificar…

Diversos post são feitos com objetivos diferentes mas com o mesmo assunto sendo abordado:

postcachorro4

Este acima pede penalidade para a empresa Carrefour e veja o apelo no texto do post…. (DIVULGUEM) escrito em caixa alta. No Marketing isso tem o nome de “Chamada para a ação”, muito utilizado em campanhas. Mas percebemos que o assunto permanece vivo e compartilhado de forma viral.
postcachorro3

Mesmo que não seja colocado o caso da Morte do Cachorro do Carrefour em pauta no post, algumas mídias aproveitam o tema para colocar algo sobre a temática mas demonstrando um novo comportamento. É o caso da postagem acima, uma empresa aproveitou o momento infeliz do caso e transformou em uma ação positiva. Esse tipo de ação gera um sentimento novo e almejado pelo senso comum depois de uma ocorrência trágica. A tendência é que postagens assim também “surfem” a onda viral.

postcachorroFortalecendo o que foi dito anteriormente, a imagem acima mostra um vídeo também acompanhando a onda viral mas com um sentimento positivo sobre o caso.

postcachorro6

Além das redes sociais o Google também é impactado com o número de buscas sobre o assunto. Como mencionamos este fato do cachorro morto no Carrefour é o primeiro do ranking de assuntos mais buscados na plataforma, então quando escrevemos a palavra cachorro rapidamente o recurso de autocompletar nos oferece os assuntos da imagem.

 

Nota:
Aqui na Viver na Web não concordamos com nenhum tipo de maus tratos aos animais, este post tem por objetivo exemplificar o impacto do Marketing Viral e as notícias veiculadas em alta neste momento em nossa sociedade. É com grande pesar que este cachorro veio a falecer e infelizmente tantos outros casos que não são registrados ocorrem todos os dias. Esperamos que as autoridades atuem de forma rigorosa fazendo a justiça a quem é necessário.

Consultor de Marketing Digital e SEO fundador da Viver na Web Especialista em vendas OnLine Designer Web e especialista em mídias sociais

junior-ludgero-perfil

Junior Ludgero
Consultor de Marketing Digital

• Especialista em Vendas Online
• Consultor de Marketing Digital
• Empreendedor Digital

E-mail: contato@vivernaweb.com

 

Se inscreva em nosso canal no Youtube

Queremos ajudar você a aumentar sua vendas Online! Temos um ótimo plano para seus negócios. Agende uma consultoria conosco!

Você precisa aumentar suas vendas agora!

Queremos ajudar você a aumentar sua vendas Online! Temos um ótimo plano para seus negócios. Agende uma consultoria conosco!

Veja outras postagens

Ver todos os posts